Conheço Silva a bastante tempo…  época que passava férias e finais de semana no sitio Belmonte, depois da ponte das laranjeiras em Pirai, Rio de Janeiro.

E sempre que parava para conversar com esse personagem, que naquela época já era considerado um antigo sábio da região pelos vizinhos, ficava impressionado com as historias que ele contava e de como a realidade dele era diferente da minha.

Ele era do mato e eu da cidade.

Sempre com uma enxada na mão e com uma boa historia pra contar. Historias essas que sempre vinham um ensinamento ou alguma lição que sem sempre eu entendia muito bem. Mas o fato é que somente de olhar para ele ja dava pra ver uma vida muito cheia de vivencias e experiencias que ele me parecia bem entusiasmado para compartilhar,  e com o passar do tempo fui dando mais e mais valor a isso tudo.

SIMPLES

RAIZES

Silva é filho de Anastacio Silva e neto de Militão. Nascido em Três Corações (MG), no ano de 1936, recebeu o mesmo nome de seu pai e nomeou seu filho mais velho de Rubens, mesmo nome de seu tio.

Durante suas andanças pelo interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro, literalmente cruzou kilomentos a pé tocando gado, conheceu muito da história Africana e do Jongo, onde segundo ele aprendeu muito dos esnsinamentos que ele compartilhada nas conversas comigo

Dentre as muitas historias, muitas delas falavam sobre relação de respeito entre o Homem e a Natureza ou sobre Deus, crença muito forte de Silva que, segundo ele, não esta ligada a apenas uma religião específica mas sim a uma entidade a qual devemos respeitar e agradecer por ter nos dado tudo o que temos e criado o lugar onde vivemos.

Silva sempre apresenta uma charada durante as conversas – típica do Jongo – e termina com uma clássica pergunta a qual ele mesmo responde:

“E ai? Tem resposta?… Tem resposta sim…”

viu como e dificil from Estudio Berinjela Videos on Vimeo.

O JONGO

O Jongo fez parte da vida de Silva, deixando ensinamentos que moldaram sua personalidade e uma saudade do tambor e da roda, eventos que ele descreve com grande detalhismo e nostalgia.

Uma Cultura baseada no respeito e na experiência – valores que Silva sempre carregou por onde esteve.

 

Em um mundo onde tudo acontece da forma mais rápida possível, acender um fogo a lenha para um café pode parecer muito mais complexo do que realmente deveria ser…

Rubens tem a minha idade, um pouco mais velho talvez, mas convivemos como amigos durante esse periodo todo. Hoje o filho de Rubens se chama Lucas.